SOBRE O FÓRUM

O Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste é uma rede de jovens coletivos, constituída em 2018, que articula atualmente cinco organizações da Região Nordeste do Brasil, desenvolvendo ações no campo da assessoria técnica popular pelo direito à moradia, à cidade e ao território, são elas: Taramela - Assessoria Técnica em Arquitetura e Cidade (Fortaleza/CE), Escalar - Coletivo de Assessoria Técnica Popular (Salvador/BA), CAUS - Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (Recife/PE), Trapiche - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Sergipe (Aracaju/SE) e o Centro de Defesa Ferreira de Sousa (Teresina/PI).

Essa articulação é resultado da identificação de questões em comum, que incluem objetivos, atuações e composições internas similares, buscando o compartilhamento dessas experiências, assim como o fortalecimento desse campo no contexto regional. Nesse sentido, em fevereiro de 2020, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, foi realizado o I Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, um evento que reuniu cerca de 250 participantes - entre lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais, assessores técnicos, estudantes e professores universitários -, ressaltando referências, discussões, questões e abordagens nordestinas, pautando outra narrativa para o campo da assessoria técnica, com viés popular.

Prancheta 7.png
Prancheta 10.png

Durante o evento, novos temas foram mobilizados, a partir da troca e da construção coletiva de conhecimentos, possibilidades e estratégias para o enfrentamento dos diferentes desafios pertinentes ao campo da assessoria técnica popular. Entre essas estratégias está a proposta de construção bienal de um espaço de encontro, sendo então indicada a realização do II Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, no primeiro semestre de 2022. Para este evento, além dos cinco grupos que integram o Fórum, a organização conta com a colaboração do Coletivo Quintau (Fortaleza/CE).

Prancheta 11.png